O Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba terá seu lançamento oficial no dia 4 de abril, a partir das 9h, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta) - Codau, no Parque das Barrigudas da Univerdecidade. A Prefeitura de Uberaba e o Consórcio PlanMob Uberaba, contratado para prestar consultoria, assessoria e apoio na elaboração do novo planejamento, organizaram uma plenária para que a população participe e conheça as etapas do trabalho, que começou desde o início de março.
A abertura será feita pela prefeita Elisa Araújo destacando o grande avanço que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana representa para o Município. "É um importante estudo, apontando as diretrizes de ações práticas, para melhorar a vida das pessoas, por meio do deslocamento de forma sustentável. Essa é mais uma ação do Governo pensando no futuro”, afirmou.
O Plano de Mobilidade tratará componentes estruturadores da mobilidade, tais como transporte, sistema viário, trânsito, acessibilidade, educação de trânsito e integração regional. Desde o início de março e, nos próximos dois meses, pesquisadores do PlanMob estarão nas ruas de Uberaba fazendo entrevistas com os diversos setores da comunidade.
O titular da Secretaria de Defesa Social (SDS), Roberto Benigno da Silva, lembrou que o plano servirá para orientar toda a política de mobilidade do Município com ações de curto, médio e longo prazo. “Trata-se de um instrumento para planejar ações a serem implantadas nos próximos 10 anos, com ampla participação da população”, disse.
A titular da Secretaria de Planejamento (Seplan), Isabella Soares Nascimento, identifica a importância da elaboração do Plano de Mobilidade para conclusão das propostas da nova Lei do Plano Diretor de Uberaba, pois “os estudos realizados ampliarão o diagnóstico das tendências de uso e ocupação do solo, a partir da situação atual, de forma a permitir projeções para indicação de novas ocupações potenciais, crescimento populacional e de atividades geradoras de viagens.” A conclusão do PlanMob será concomitante à construção da Lei do Plano Diretor.
Além disso foram programadas reuniões, oficinas, seminários, diagnósticos e prognósticos e audiências públicas para permitir essa ampla participação popular. O relatório final culminará na elaboração da minuta da legislação a ser encaminhada ao Legislativo.
Durante a plenária, os participantes serão estimulados a exercer sua capacidade de análise crítica, troca de conhecimentos e experiências sobre a mobilidade sustentável. Dessa forma, poderão fazer questionamentos, dar sugestões e opiniões sobre a programação e expectativas referentes a esse novo Plano, que é obrigatório de acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Oficinas - Dentro da programação do evento, também serão realizadas duas oficinas técnicas com as equipes da Prefeitura. Na quarta-feira, a partir das 14h, e na quinta (5) pela manhã, os técnicos do Consórcio realizam treinamentos com as equipes de oito secretarias, Cohagra e Codau.
fonte: